Para quem está temendo o futuro da área de tecnologia pelos avanços das AIs, relaxem que o buraco é mais fundo
Uma ia capaz de fazer todo trabalho de um dev: Ela recebe um WI, análisa os pedidos, monta um plano de ação, análisa um código, encontra o local correto de se ajustar, ajusta, testa sobe no ambiente, testa, faz PR, monitora logs e métricas (que ela mesmo criou) identifica problemas, faz bugfix e mantém a operação funcionando.
Se você teme essa mesma IA, perceba que ela seria capaz de fazer literalmente qualquer outro trabalho não-braçal como os de: Matemáticos, cientistas, engenheiros, arquitetos, artistas, professores, etc.
Perceba também que alguma empresa poderia usar a própria ia programadora para criar um sistema que receba pedidos de robôs sob medida e os desenvolve para realizar trabalhos braçais também.
Teríamos por exemplo, uma startup de construção que usaria esse sistema para criar robôs construtores e os alugaria direto para o cliente final, esses robôs seriam capazes de serem pedreiros engenheiros e arquitetos, tudo em um. Construtores esses que trabalhariam 24hrs por dia em extrema eficiência e qualidade entregando prédios e construções magnificas rapidamente e mais barato do que pagando uma construtora tradicional.
Mas se você pensa em se especializar em atendente de mcdonalds, perceba que essa também seria uma profissão substituível, meia dúzia de robôs de trabalhos específicos e um com inteligência de montagem de lanches, trabalhando 24hrs por dia poderiam manter uma rede de mcdonalds funcionando de maneira extremamente eficiente e com um avanço na eficiência energética dessas ias (que elas mesmo fariam com bugfix em cima delas mesmo) seria ainda mais barato que uma equipe humana.
E por fim se você pensa em diminuição na força de trabalho, perceba que isso também afetará todas as áreas. Temos avanços tecnológicos em tudo, acontecendo simultaneamente. Carros autônomos. Armas autônomas. Fábricas autônomas. Robôs everywhere!
Não adianta o porque se desesperar, se formos nos foder, iremos todos de mãos dadas. Não tem profissão salva, nenhuma. Nesse cenário, um dos cenários mais prováveis é que países pratiquem guerras visando diminuição populacional e tenhamos apenas os 3% ricos vivendo com robôs fazendo tudo por eles.